Título original: Light and Shadows: the Last of the Pioneers, Nazih Shahbandar
Síria/França | 1991 | 41 min. | Cor | Digital
Gênero: documentário
Direção: Omar Amiralay, Mohammad Malas e Oussama Mohammad
Idioma: francês e inglês com legendas em português
Sinopse: O filme joga luz sobre o papel pioneiro que teve Nazih Shahbandar na produção do cinema árabe, nos anos 30 e 40. Ele escreveu roteiros, montou um estúdio com equipamentos de filmagem quase de fabricação própria, produziu e dirigiu o primeiro filme com som da Síria e perseguiu o seu sonho de fazer um filme 3D. Esse documentário é uma ode ao artista e aos primeiros anos do cinema árabe.
Sobre os diretores
OMAR AMIRALAY nasceu em 1944 em Damasco, na Síria, e faleceu em 5 de fevereiro de 2011. Estudou em Paris, na La Fémis, e voltou para seu país de origem em 1970. Teve uma formação artística diferente dos outros cineastas sírios, cuja grande maioria estudou na União Soviética e no Leste Europeu. Ficou conhecido pelo teor crítico de seus documentários e desempenhou um papel importante nos eventos da Primavera de Damasco de 2000. Sua filmografia é composta por 19 produções, entre elas Everyday Life in a Syrian Village (1974), The Lady of Shibam (1988), Light and Shadows (1994) e A Plate of Sardines (1997). A 7a Mostra Mundo Árabe de Cinema apresenta três produções importantes do diretor em uma homenagem ao seu trabalho corajoso e inovador. Exibe também outras que tiveram forte influência de Amiralay em um movimento importante de formação de cineastas sírios.
MOHAMMAD MALAS nasceu em 1945 na Síria. Formou-se no Gerasimove Institute of Cinematography, em Moscou, em 1974. Durante o curso, dirigiu A Dream of a Small City (1972). Escreveu o romance Advertisements about a City that Lived Before the War. Seus filmes Dreams of the City e The Night ganharam prêmios internacionais e árabes.
OUSSAMA MOHAMMAD nasceu em Lattakiya, na Síria, em 1954. É diretor e roteirista. Graduou-se pelo Gerasimove Institute of Cinematography em 1979. Seus filmes focam nas estruturas de poder e nos seus efeitos sobre a identidade individual. Entre suas produções estão Today and Everyday (1986), Estrelas em plena luz do dia (1988) e Sacrifices (2002).