Palestina/Catar/Reino Unido/ Ficção/2023 – 118 min
Direção: Farah Nabulsi
Roteiro: Farah Nabulsi
Direção de Arte: Gilles Porte
Elenco: Saleh Bakri, Stanley Townsend, Paul Herzberg, Mahmoud Bakri, Andrea Irvine
Sinopse
O professor palestino Basem enfrenta a devastação pessoal após um trágico incidente envolvendo seu filho. Sua vida toma um rumo inesperado quando ele estabelece uma conexão profunda com Adam, um de seus alunos, ao mesmo tempo que desenvolve um vínculo inesperado com a assistente social britânica Lisa. Simultaneamente, um importante advogado americano e a sua esposa procuram o regresso do seu filho, um soldado israelense mantido em cativeiro por um grupo de resistência. A exigência do grupo por uma troca de prisioneiros cria tensões com as autoridades, intensificando a busca pelo soldado e levando a vizinhança de Basem e Adam à turbulência. A diretora indicada ao Oscar, Farah Nabulsi, entrelaça essas histórias díspares, mas interconectadas, em um drama emocionante marcado poe reviravoltas inesperadas e ancorado pela atuação poderosa de Saleh Bakri.
Portugal/ Documentário/2024 – 69 min
Direção: Carlos Gomes
Roteiro: Carlos Gomes
Direção de Fotografia: Miguel Robalo
Som: Bernardo Theriaga
Montagem: João Pedro Duarte
Produção: Isabel Machado, C.R.I.M.
Elenco: Adriano Carvalho (protagonista), com Santiago Macias, Luis Trigacheiro, Miguel Vargas, Eduardo Paniagua, El Arabi Serghini, Mohammad Benaboud, Hamid Triki, entre outros.
Sinopse
Trata-se de uma belíssima e poética viagem pelo território do “Al-Andalus”, seguindo a história dramática e fascinante de um dos homens mais poderosos do seu tempo, nascido com vocação para poeta, mas cujo destino quis que administrasse um reino no séc. XI – O Poeta Rei Al-Mu’tamid. Dez séculos depois, a procura do homem por detrás do mito, ficcionando a sua psicologia a partir da sua poesia e dos fatos conhecidos da sua vida, comentados por encontros, paisagens, e sonoridades dos três países que no séc. XXI partilham o seu legado – Portugal, Espanha e Marrocos. A trilha sonora fez parte do espetáculo Al Mu’tamid exibido na Sala São Paulo em 2017. O filme terá sua estreia mundial durante a Mostra Mundo Árabe de Cinema e contará com a presença do diretor português Carlos Gomes.
Ficha Técnica
Egito/Catar/Holanda/Ficção 2024 – 109 min
Direção: Hala Elkoussy
Direção de Arte: Abdel Salam Moussa
Elenco: Menha Elbatroui (melhor atriz DIFF), Ahmed Kamal, Omar Rozik, Faiza Shama
Sinopse
A Leste do Meio-Dia é uma sátira ao funcionamento interno de uma autocracia enferma e à sua vulnerabilidade inerente à visão desencadeada dos jovens por um mundo melhor. A história se desenrola em dois espaços: SHARQ12, um enclave arenoso situado numa ruína industrial; e o Mar, uma paisagem fluida com um almejado estado de liberdade. Como você imagina o mar quando nunca o viu? Os personagens incorporam uma questão pessoal central: como a esperança é mantida viva em uma realidade sombria? Eles lutam contra o medo e em busca de uma liberdade que é instintiva, mas mal definida. Têm um dilema: é possível permanecer limpo num mundo sujo? É o jovem artista Abdo quem mais anseia pela liberdade e busca a salvação por meio de sua música. As histórias da sua avó Jalala proporcionam um alívio adicional à realidade desesperadora, mas também perpetuam o status quo, refletindo a complexa relação da arte com a autoridade.
Jordânia/França/ Ficção/2023 – 113 min
Diretor: Amjad Al Rasheed
Roteiro: Delphine Agut, Rula Nasser, Amjad Al Rasheed
Direção De Arte: Nasser Zoubi
Elenco: Mouna Hawa, Hitham Omari, Yumna Marwan, Salwa Nakkara, Mohammed Al Jizawi
Sinopse
Jordânia, hoje. Após a morte repentina de seu marido, Nawal, de 30 anos, tem que lutar por sua parte na herança para salvar sua filha e seu lar em uma sociedade onde ter um filho seria um divisor de águas.
Iraque/Suíca/Documentário/2023 – 94 min
Direção: Maja Tschumi
Roteiro: Maja Tschumi
Direção de Arte: Silvio Gerber
Sinopse
Milo, uma feminista obstinada, descobre o tão almejado poder de passear livremente por Bagdá, vestindo as roupas de seu irmão. Khalili, um jovem e ambicioso cineasta, percebe que sua câmera pode ser a mais forte de todas as armas. No rescaldo da revolução de 2019, Milo e Khalili são os rostos, os olhos e as vozes de uma juventude iraquiana que luta incansavelmente por um futuro melhor. O filme dá uma visão das esperanças e sonhos desfeitos de uma nova geração que não conheceu nada além da guerra, desde a invasão liderada pelos EUA.
Líbano/Documentário/2023 – 87 min
Direção: Cyril Ariss
Roteiro: Cyril Ariss
Sinopse
No dia 4 de agosto de 2020, a explosão catastrófica no porto de Beirute deixa grande parte da capital libanesa em ruínas. No meio do caos, uma equipe de filmagem enfrenta uma decisão acachapante: continuar a produção de seu filme ou abandoná-la? Ao enfrentar as consequências da catástrofe, ficam divididos entre a sua firme crença no poder transformador do cinema e um profundo sentimento de cinismo sobre a sua capacidade de efetuar mudanças numa nação atormentada pela turbulência econômica e pelo colapso social. O filme narra suas lutas e destaca a resiliência da equipe, enquanto seus voluntários se esforçam para encontrar significado e propósito de seu trabalho em meio à devastação.
Egito/França/Suíça/Ficção/2024 – 90 min
Direção: Tamer Ruggli
Roteiro: Tamer Ruggli, Marianne Brun
Direção de Arte: Thomas Hardmeier
Elenco: Nadine Labaki, Fanny Ardant, Eva Monti, Menha El Batroui, Laila Ezz El Arab, Enaam Salousa, Hasan El-Adl, Karima Mansour, Hani Adel
Sinopse
Após vinte anos de ausência, Sue deve retornar ao seu Egito natal para ver sua mãe Fairouz, uma aristocrata excêntrica de quem ela se afastou. Esta jornada surpreendente, que a levará do Cairo de volta a Alexandria, será repleta de memórias distantes, nostalgia e sentimentos confusos sobre seu passado. Será a viagem que permitirá que Sue se torne a mulher poderosa que deveria ser. Destaque para o protagonismo da estrela Nadine Labaki e com a participação de Fanny Ardant.
Marrocos/Egito/Arábia Saudita/Catar/Documentário/2023 – 97 min
Direção: Asmae El Moudir
Roteiro: Asmae El Moudir
Direção de Arte: Hatem Nechi
Sinopse
Toda família tem segredos. Mas quando a jovem cineasta marroquina Asmae El Moudir concorda em ajudar seus pais a se mudarem da casa em Casablanca onde viveram durante toda a vida, ela percebe que os mistérios de sua família são vastos. Por que os pais dela têm apenas uma foto de Asmae durante a infância? E por que ela tem certeza de que a garota da foto não é ela? Que histórias sua família contou que não são verdadeiras? Para desvendar as mentiras, El Moudir e seu pai constroem um cenário artesanal que recria sua história. Numa atmosfera que equilibra o surreal e o real, ela traz toda a família ao estúdio onde a cidade em miniatura é construída e começa a fazer as perguntas para seus familiares, compondo uma investigação. Lentamente, começa a compreender as camadas de engano e esquecimento intencional que moldaram sua vida. No final das contas, El Moudir confronta o fato de que sua avó, a matriarca da família, é a razão pela qual tantos factos obscuros e memórias dolorosas foram enterrados no passado. Ela é a personificação, em certo sentido, de todo o seu país.
Iêmen/Sudão/Arábia Saudita/Ficção/2023 – 91 min
Direção: Amr Gamal
Roteiro: Mazen Refaat, Amr Gamal
Direção de Arte: Mrinal Desai
Elenco: Khaled Hamdan, Abeer Mohammed,Samah Alamrani
Sinopse
Áden, Iêmen. Isra’a e Ahmed envidaram todos os esforços para oferecer uma vida normal e educação aos seus três filhos pequenos. Ao descobrirem que Isra’a está grávida novamente, terão que tomar decisões difíceis guiadas apenas pelo interesse da família. O filme trata de maneira delicada sobre as exigências e direitos das mulheres em relação à família.
Palestina/Estados Unidos/Reino Unido/ Documentário/2023 – 79 min
Direção: Rami Younis e Sarah Friedland
Roteiro: Rami Younis, Sarah Friedlan e Eyas Salman
Elenco: Maisa Adlelhadi
Sinopse
Este documentário de ficção científica de longa-metragem compartilha múltiplos passados, presentes e futuros da cidade de Lyd, que foi uma cidade palestina próspera com uma história longa e rica, pois em 636 DC, foi considerada a primeira capital da Palestina. Quando o Estado de Israel foi fundado em 1948, Lyd tornou-se uma cidade israelense e, no processo, centenas de residentes palestinos de Lyd foram massacrados pelas forças israelenses, e a maioria dos 50.000 residentes palestinos da cidade foram exilados. Hoje, a cidade tem maioria de israelenses, minoria de palestinos e está desinvestida e dividida pelo racismo e pela violência. Para os palestinos, a história de Lyd reflete a catástrofe e por isso o filme questiona sobre como seria a cidade se a ocupação israelense de Lyd não tivesse acontecido. À medida que o filme alterna a realidade fantástica com a realidade documental, oferece ao espectador uma reflexão sobre o futuro.
Líbano/Ficção/2022 – 100 min
Direção: Michel Kammoun
Roteiro: Michel Kammoun
Elenco: Fadi Abi Samra, Rana Alamuddin, Saleh Bakri, Issam Bou Khaled, Rita Hayek, Nicole Kamato, Anjo Rihane, Zeina Saab de Melero Ziad Seaibe e Said Serhan
Direção de Arte: Céline Bozon
Direção de Fotografia: Céline Bozon
Sinopse
Beirut Hold’em retrata a vida de Ziko, um ex-presidiário e trapaceiro de 40 anos e seus três amigos de infância. Eles vivem em um bairro decadente de classe média baixa de Beirute e estão lutando para abrir caminho em um país à beira da guerra eminente e da falência como fantasma. Um lugar onde a instabilidade faz da vida cotidiana outra forma de jogo.