Título original: Son of Babylon – 2009 – Ficção – Iraque, Reino Unido, França, Holanda, Palestina, Emirados Árabes, Egito – Cor – 91min
Idioma: Árabe, curdo
Direção: Mohamed Al-Daradji
Elenco: Yasser Talib, Shazda Hussein, Bashir Al-Majid
Sinopse: Em 2003, três semanas depois da queda do regime de Saddam Hussein, Ahmed, um menino curdo, segue a avó em uma viagem pelo Iraque, em direção à Babilônia. Ela está determinada a descobrir o destino de seu filho, que nunca voltou, desde a Guerra do Golfo. O filme revela a realidade de muitos iraquianos e curdos.
MOHAMAD AL DARADJI, nascido em 1978, em Bagdá, é um diretor de cinema de dupla cidadania iraquiano-holandesa. Estudou direção teatral e fugiu para a Holanda em 1995, onde se especializou como cinegrafista. Mais tarde, concluiu o curso de mestrado em Cinema na cidade de Leeds, na Inglaterra. Mohamad Al Daradji criou vários curtas-metragens e comerciais. Seu primeiro longa foi Ahlaam, exibido na Mostra Mundo Árabe de 2009, filmado em quatro meses durante a guerra em Bagdá, no ano de 2004. Filho da Babilônia foi desenvolvido através do Sundance Institute, participou e foi premiado nos principais festivais internacionais, como Sundance, Berlin, Karlovy Vary, além de ser selecionado para representar o Iraque no Oscar como melhor filme estrangeiro. Em 2010, Mohamad Al Daradji foi nomeado pela revista Variety como o Cineasta do Ano do Oriente Médio.