CRÔNICA DOS ANOS DE IRA (1975)

Título original: Chronicle of the Years of Embers
Argélia | 1975 | 130 min. | Digital
Gênero: ficção
Direção: Mohammed Lakhdar-Hamina
Elenco: Jorgo Voyagis, Mohammed Lakhdar-Hamina, Sid Ali Kouiret, Larbi Zekkal, Nadia Talbi, Leila Shenne, Hassan El Hassani
Idioma: árabe com legendas em português

Sinopse: Esse sentimental relato dos eventos que levaram à guerra de independência da Argélia em relação à França foi o primeiro filme do mundo árabe a ser premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes. Trata-se também de uma exclusiva visão argelina da revolução, que já foi retratada por diversos diretores europeus. A produção apresenta um camponês argelino que luta ao lado das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial. Retornando para casa, junta-se à resistência contra o domínio colonial francês, e morre corajosamente na batalha. O legado da luta é transmitido ao seu filho. O filme termina em 11 de novembro de 1954, data oficial do início da guerra de independência da Argélia.

Sobre o diretor

Mohammed Lakhdar-Hamina nasceu em 1934 em M’Sila, Argélia. Seu interesse pelo cinema surgiu no Liceu Carnot, em Cannes, França. Depois de iniciar os estudos de agronomia e de direito em universidades francesas, desertou do exército daquele país em 1958 e juntou-se à resistência antifrancesa da Argélia, na Tunísia. Após a independência da Argélia, em 1962, retornou para sua terra natal, onde, juntamente com seus colegas de exíli, fundou o Office des Actualités Algériennes, do qual foi diretor de 1963 até sua dissolução em 1974.  É tido como uma das figuras mais proeminentes do cinema árabe contemporâneo.

Pesquise por todo acervo de filmes da Mostra Mundo Árabe de Cinema desde a primeira edição em 2008