Beirute Ocidental

Gênero: Ficção
País: Líbano/França/Bélgica/Noruega
Ano: 1998
Título original: Beirut al’Gharbieh
Direção: Ziad Doueiri
Elenco: Rami Doueiri e Naaman Salhi
Música: Stewart Copeland
Duração: 105 min
Formato: DVD
Idioma: Árabe
Legenda: Português

 

Os meninos Tárek e Omar cresciam com esperança na relativamente tranquila Beirute dos anos 70. Numa fase de descoberta, são surpreendidos pela eclosão da guerra civil libanesa, no dia 13 de abril de 1975.

“Nesse filme, Ziad Doueiri aponta elementos da realidade que parecem ter ajudado a expandir o caos e a trágica divisão que tomaram conta do país naquele período, utilizando o ponto de vista dos dois garotos. Tem sequências que mostram em detalhes a linguagem, a ligação com as raízes e o temperamento alegre do povo libanês, e também as peripécias, sonhos e descobertas vividos pelos meninos.

Doueiri vai construindo uma abordagem rica em lirismo e humanidade e nos insere no drama vivido por todos aqueles que resistiram e se recusaram a deixar o país durante esse terrível conflito, que destruiu cerca de 100 mil vidas. O filme mostra como a cidade é dividida por uma fronteira armada entre Beirute Leste e Ocidental, revelando fraturas sociais que anteriormente talvez estivessem reprimidas, pois o Líbano era até então considerado um lugar agradável para se viver. A guerra civil, como fica evidente nessa preciosa criação, é uma ferida que demora muito a cicatrizar, por ser um doloroso conflito entre irmãos.”(Gabriel Bonduki)

Pesquise por todo acervo de filmes da Mostra Mundo Árabe de Cinema desde a primeira edição em 2008