Título original: 6 OU 12
Marrocos –1968 –18 min. –Digital
Gênero: documentário
Direção: Ahmed Bouanani, Abdelmajid R’chich e Mohamed Abderrahman Tazi
Idioma: árabe com legendas em português
Sinopse: “Escolhemos as imagens de uma cidade, momentos: a ausência e a solidão de paralelepípedos molhados em uma festa sem graça que já terminou; de repente uma sombra; de repente um gesto, um passo, o mar ou o silêncio, o silêncio ou o choro, espera ou temor; sono ou insônia; um sinal de luz que surge, um coração dividido entre dois dígitos; nossos rostos na tempestade; duas figuras brilhantes esculpidas na testa, olhos, corpos a girar como ímãs na tempestade.”(Ahmed Bouanani).
Sobre os diretores
AHMED BOUANANI nasceu em 1938 no Marrocos. Ajudou a fundar o grupo Sigma 3 (com Tazi e Hamid Benani). Em meados dos anos 60 começou a fazer curtas-metragens. Em 1970, trabalhou como editor e roteirista de vários filmes no Marrocos. Sua produção A miragem (1979) é um marco no cinema daquele país. Faleceu em 2011. A 7a Mostra apresentará dois filmes de Ahmed Bouanani, 6 ou 12 e A miragem, que serão comentados pelo diretor Ali Essafi. Essa é uma homenagem ao grande cineasta em uma pequena representação de sua obra.
ABDELMAJID R’CHICH nasceu no Marrocos em 1942. Começou sua carreira como operador de câmera. Atuou como produtor e diretor, inclusive de fotografia. Escreveu e dirigiu vários curtas-metragens, como 6 ou 12, Al Borake La marche verte. Dirigiu ainda o filme L’Histoire d’une rose, que teve sucesso internacional. Em 2009 fundou a empresa Princart.
MOHAMED ABDERRAHMAN TAZI nasceu em Fez, Marrocos, em 1942. Fez faculdade em Paris e nos Estados Unidos. Seu primeiro longa-metragem, Le Grand Voyage, foi lançado em 1981. Também produziu e dirigiu Badis (1989), À la recherche du mari de ma femme (1994) e Hobby Lalla (1997). De 2000 a 2003 foi diretor de produções no canal de televisão marroquino 2M.